23.1.10

Na Rota de Viravento.

Entrevista publicada esta semana no Blog da Folhinha.


Criador do curta “Espantalho” e do longa “Garoto Cósmico”, o animador Alê Abreu leva às telinhas a história de uma menina que é cheia de aventura e poesia. Leia a seguir o que ele conta sobre sua nova animação, “Vivi Viravento”.
Quem é Vivi?
Vivi é a neta da mundialmente famosa Rosa Rara de Viravento e acompanha a avó nas viagens que ela faz. Numa dessas viagens, a avó conta um segredo sobre o lugar onde ela vai buscar as ideias para suas histórias fantásticas, um lugar chamado Viravento. É daí que vem o nome delas! Vivi reconstrói em seu diário os lugares que visita, seguindo as pistas deixadas pela avó e criando novas paisagens em busca de Viravento.
Ah, conte um pouco como é esse lugar chamado Viravento?
Viravento é um lugar fabuloso e "super-surpreendente" (tente falar isso bem rápido, a Vivi nunca consegue). É lá onde nascem as ideias! Tem de tudo em Viravento. Na floresta de Viravento, por exemplo, as cachoeiras só existem porque as águas brincam de escorregar nas pedras. Uma banda de bichos e árvores passa o dia afinando os instrumentos porque à noite tem espetáculo, mas antes a Lua acende seu holofote e a chuva faz aplausos com o rio: plac! clac-plac! plac! clac-plac-clac!
Você diz que usou “elementos do documentário televisivo no seriado de animação”. Pode explicar um pouco a linguagem que você buscou na animação?
 É que Vivi adora fazer vídeos e fotos de suas viagens. Ela sempre faz anotacões em seu diário com desenhos e colagens. Então, o seriado é uma mistura do desenho animado com estas imagens da Vivi, revirando e recriando os lugares que visita em buscas de pistas para Viravento. É um passeio nos diários de Vivi Viravento.
Qual é a técnica usada nesta animação?
 É um desenho animado que parece um diário, cheio de colagens, com desenhos de canetinha, lápis de cor, giz de cera, fotos recortadas e tudo o que Vivi encontra pela frente em suas viagens. No episódio da Amazônia, ela cola até folhas de verdade em seu diário!
Que viagens a personagem faz já no primeiro episódio?
No primeiro episódio, vamos de barco pelo rio Amazonas e descobrimos os sons misteriosos da floresta. E também muitas pistas para Viravento, seguindo o rastro de uma “estrela-vagante”, um inseto que é “molhado de luz”.
Se virar uma série, quais outras aventuras Vivi vai viver?
Vivi vai rodar o mundo com Mochilão e Lanterninha, seus companheiros de viagem, embora ninguém acredite que a mochila e a lanterna da Vivi falem e andem. O Mochilão é como um pequeno gorila amarelo, metido a sabe-tudo, que guarda as coisas da Vivi em sua barriga. O Lanterninha um chipanzé serelepe com orelhas de coelho! Nas primeiras aventuras em busca de Viravento, vamos para o Japão, Canadá, Marrocos, Espanha, Grécia...
O que mais você gosta em Vivi?
 A Vivi acredita que tudo pode acontecer!

Um comentário:

Anônimo disse...

Brilhante! Concepcao, animacao, direcao. Tudo funciona.

Del.